quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Superação e companherismo marcam Desafio Rapanui de Corrida de Aventura



O primeiro Desafio Rapanui de Corrida de Aventura, realizado na cidade de Nova Cruz, no sábado 12 de fevereiro, mostrou que muito mais que superar seus próprios limites e
enfrentar grandes desafios, é importante saber ser companheiro e não deixar para trás os que por um motivo ou por outro não conseguiram chegar ao final.

Não é fácil participar de uma Corrida de Aventura como está. Além de um excelente preparo físico, os corredores têm que aprender a fazer uma boa navegação, já que para atingir os pontos de controle, mais conhecidos como PCs, pode-se chegar de qualquer direção. Também é necessário investir em bons equipamentos e acessórios como bicicletas, tênis, capacetes e outros para não ficar no meio do caminho.

Os desafios acontecem a todo momento e não são poucos. Um erro pode tirar uma equipe da frente e mudar todo o quadro. E depois de mais de cinco horas de prova, o cansaço e a exaustão se tornam comum entre os integrantes. Os desafios podem chegar a até 30 quilômetros, alternando trechos de corrida, de bicicleta, nado e escaladas em montanhas ou serras.

Aos 38 anos de idade, o corretor e administrador de empresas Sandro Luis de Matos, que já participa há dois anos de corridas de aventura, garante que o seu estilo de vida mudou bastante depois que virou praticante. “O mais importante para mim é a consciência ecológica que adquirimos. È um desafio que enfrentamos do ponto de vista físico e psicológico”, afirma.

Mas no final, apesar dos problemas que surgem, ou das dificuldades que enfrentam todos os momentos, nem sempre o resultado é importante. Para nós, da equipe Bico Doce Projetos Ambientais & Comunicação, que tivemos o privilégio de acompanharmos tudo de perto, nos sentimos como todos que participaram da Corrida de Aventura: gratificados por ficar tão de perto de belas paisagens e conhecermos uma outra face de nossas cidades.

Para os que quiserem saber um pouco mais sobre este tipo de esporte, quais serão os próximos eventos realizados pelo Rapanui, durante este ano, ou desejarem ver outras imagens dos fotógrafos João Vital Evangelista Souto e Fernando Lúcio Henrique da Silva podem acessar o site: http://www.rapanui.com.br/fotos/cpca/2011/index.asp.

Paula Souto
Bico Doce Projetos Ambientais & Comunicação
bicodoce.comunicacao@gmail.com